Missão na fronteira
Segurança de autoridades
Nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2020, militares do 30º BI Mec atuaram nos municípios de Maringá-PR e Querência do Norte-PR, no apoio e segurança de autoridades por ocasião do evento de inauguração da Base Náutica Trarbach, em Querência do Norte-PR. Participaram do evento, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, o Chefe do Estado-Maior do Exército, Gen Marcos Antônio Amaro dos Santos, o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Major Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, o Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Gen Cláudio Henrique da Silva Plácido, o Comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Cel Alexandre Colombo, autoridades dos Órgãos de Segurança Pública, autoridades políticas e civis.
A Base Náutica Trarbach servirá de suporte para a realização de ações conjuntas no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com as forças de segurança pública, defesa, fiscalização e controle dos estados e municípios. Na ocasião foi realizada também, a entrega de torre de radiocomunicação do sistema digital, que ajudará no intercâmbio de informação entre os agentes que trabalham em operações de combate a ilícitos na região.
O nome da base é uma homenagem ao soldado do Exército Brasileiro Daniel Henrique Trarbach Engelmann, que morreu, em maio de 2020, aos 19 anos, durante a Operação Hórus, que combate os crimes transfronteiriço, no rio Paraná, no município de Guaira-PR.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, reconheceu os serviços prestados pelo militar do Exército. “O sangue derramado pelo soldado Trarbach foi a última gota que fez brotar a esperança para essa região. Essa árvore agora começa a nascer. Agradecemos o Exército Brasileiro por mais um de seus homens entregarem sua vida pela Pátria”, disse o ministro.